O HPV é a sigla em inglês utilizada para o Papilomavírus Humano, uma infecção viral transmitida pelo contato pele a pele e também pela via sexual, capaz de infectar a pele e mucosas que revestem certas partes do corpo, como interior da boca, garganta, faringe, vulva, pênis e vagina. O vírus faz com que o paciente desenvolva verrugas nestas regiões e, dependendo do tipo do HPV, pode ser um fator causador de câncer de colo do útero em mulheres.
A infecção por HPV é bastante comum, sendo que 80% das mulheres do mundo todo entram em contato com o vírus (mesmo sem desenvolver nenhum tipo de lesão) e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 630 milhões de pessoas apresentam infecção genital pelo HPV em todo o planeta. Veja abaixo os principais tipos, sintomas e como o HPV é transmitido, além de informações sobre cura, tratamento e vacina:
+ Candidíase: o que é e como tratar?
Quais os tipos de HPV?
Ao todo, existem mais de 150 tipos de HPV, que são classificados de acordo com área que atingem, sintoma causado ou a possibilidade ou não de causarem lesões cancerosas. Entre os mais de 150 tipos, cerca de 40 afetam o trato genital de homens e mulheres, e 12 deles são considerados de alto risco, ou seja, podem ocasionar câncer. Os tipos mais comuns e corriqueiros de HPV são os tipos 6 e 11, capazes de causar verrugas nos genitais e na laringe, sem originar maiores complicações.
+ Afinal, sexo é só penetração?
Principais sintomas do HPV
De uma maneira geral, o HPV não apresenta sintomas. Possuir o vírus não significa exatamente que o paciente desenvolverá verrugas e lesões, já que muitos indivíduos permanecem com o vírus latente em seus organismos por muitos anos sem apresentar nenhum sinal. Porém, quando há uma queda de imunidade no organismo, o HPV se manifesta por meio de lesões clínicas (verrugas visíveis) e subclínicas (lesões invisíveis a olho nu).
+ Primeira vez? Não crie expectativas da “perfeição”
Como ocorre a transmissão
O HPV é considerado uma infecção sexualmente transmissível (IST), transmitido por meio do contato direto com pele ou mucosa afetada pelo vírus, através da relação sexual. Porém, o HPV também pode ser transmitido pelo contato com objetos, toalhas e roupas infectadas com secreção de vírus de uma verruga ou lesão. Existe também a transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto, que pode ocorrer durante o parto.
+ Conheça todos os nossos preservativos! Muito prazer, Oba!
Cura, tratamento e vacina
Cerca de 90% dos pacientes com HPV conseguem a cura completa da lesão, realizando tratamentos com o objetivo de amenizar os sintomas. São indicados o uso de cremes tópicos para as lesões clínicas e, em alguns casos, cirurgia para as lesões subclínicas. Já a melhor forma de prevenir a infecção por HPV é por meio da vacina (disponível pelo SUS), que só funciona para pessoas que não estiverem infectadas com o vírus.
Oba Camisinha: a proteção que te acompanha sempre
A Oba Camisinha é um preservativo desenvolvido com alta tecnologia e pensado para atender o novo consumidor ao oferecer conforto único e máxima segurança no ato. Fabricada com a qualidade incomparável da Inaltex, a Oba Camisinha torna cada momento ainda mais prazeroso e especial, assim como deve ser.
Experimente Oba Camisinha e sinta na pele essa novidade: clique aqui para acessar nosso site e saber mais.