Uma dúvida muito comum entre jovens e adolescentes é saber se existe a necessidade de realizar exames ginecológicos após perderem a virgindade, ou seja, iniciarem sua vida sexual. Segundo os ginecologistas, não existe nenhum exame específico que as mulheres devem fazer por terem perdido a virgindade. Porém, o início da vida sexual é um momento propício para procurar um(a) ginecologista de confiança para conversar sobre prevenção de doenças, contracepção e outros temas de grande importância.
+ Primeira vez? Não crie expectativas da “perfeição”
Aliás, o acompanhamento ginecológico é recomendado logo após a primeira menstruação, e não somente quando é iniciada a vida sexual da paciente. Mas, se isso não aconteceu e você começou a ter relações sexuais, não perca mais tempo e marque uma consulta ginecológica.
Por que ir ao ginecologista após perder a virgindade?
Apesar de não haver necessidade de exames, a ida ao ginecologista após iniciar a vida sexual é fundamental: segundo a base de informações médicas UpToDate, existem contextos vitais da sexualidade de jovens e adolescentes que devem ser abordados pelo(a) ginecologista durante a consulta com pacientes que começaram a fazer sexo. Claro, além destas orientações, caso haja alguma queixa, a mesma deve ser relatada para o médico(a). Veja mais abaixo:
Contracepção e gravidez
É preciso esclarecer à paciente que, a partir do momento que se inicia a vida sexual, a mesma está propensa a ficar grávida. Uma gravidez precoce e não planejada pode trazer consequências sérias para o núcleo familiar e para o bebê. Portanto, o aconselhamento de métodos contraceptivos deve ser indicado primordialmente para a paciente durante a consulta, como a utilização de camisinha, pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIU), entre outros.
+ Candidíase: o que é e como tratar?
Prevenção de ISTs
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são um dos fatores mais preocupantes na questão da sexualidade de jovens e adolescentes, já que podem acarretar problemas de saúde a curto, médio e longo prazo. As ISTs mais comuns são: HPV, HIV (vírus causador da Aids), clamídia, gonorreia, sífilis, entre outras. O principal modo de prevenção das ISTs é a utilização de preservativos masculinos ou femininos em todas as relações sexuais (incluindo sexo oral e anal). Além disso, ISTs como o HPV e a hepatite B podem ser evitadas por meio de vacinas.
+ Afinal, sexo é só penetração?
Outros temas pertinentes
Além dos temas citados acima, existem outros assuntos que devem ser levantados durante a consulta, como: reflexões sobre a própria sexualidade, formas de obter prazer, violência sexual, consentimento nas relações e esclarecimento de estigmas sobre sexo. Com isso, cria-se um entendimento maior sobre o assunto e sobre o próprio corpo, além de formar uma relação de confiança entre médico(a) e paciente, trazendo enormes benefícios para a saúde e vida sexual da mulher.
+ Conheça todos os nossos preservativos! Muito prazer, Oba!
Oba Camisinha: sexo seguro com muito prazer!
A Oba Camisinha é desenvolvida com o que há de mais atual em tecnologia, pensada para atender o novo consumidor ao oferecer conforto único e máxima segurança no ato. Fabricada com a qualidade incomparável da Inaltex, a Oba Camisinha torna cada momento ainda mais prazeroso e especial, assim como deve ser.
Experimente Oba Camisinha e sinta na pele essa novidade: clique aqui para acessar nosso site e saber mais.